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Tutorial 1 - Usando Alarms

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Tutorial 1 - Usando Alarms

Mensagem  Need_90 em Sex Out 07, 2011 7:26 pm

Nome : Usando Alarms
Descrção : A maioria dos iniciantes não sabem usar alarms,e alarms são basicamente...Importantes em um jogo,os Alarms determinam um tempo para cada coisa acontecer,ex : Criar um objeto depois de 1 segundo.
Primeiramente crie 2 objetos
obj_cria
e
obj_teste
Coloque as sprites que desejar
E no "Create" do obj_cria

Código:
alarm[0]=30 //30 steps equivalem a 1 segundo

Explicando :
30 Steps = 1 Segundo,nesse codigo ele indica que o alarm 0 é de 1 segundo,e depois desse 1 segundo vai acontecer alguma coisa.resumindo,1 segundo é a velocidade da room (30)
Coloque no "Alarm 0"

Código:
instance_create (50,20,obj_teste)

Explicando :
Com o instance create ele vai criar só um obj_teste e encerrar a ação,se você quer que ela crie infinitamente o obj_teste fassa assim

Código:
instance_create (50,20,obj_teste)
alarm[0]=30

Explicando :
Ali indicamos que depois que ele criar o obj_teste,ele volta pro 'Create',ou melhor ele volta no Alarm[0],ele espera 30 steps e cria o obj_teste,dai espera mais 30 steps e cria o obj_teste denovo e assim infinitamente
Crie uma room e coloque o obj_criar e teste

Para desativar um alarm,basta por no final da ação :
Código:
alarm[0]=-1
Explicando :
Como o alarm é negativo,ele ira parar de contar,assim o alarm será encerrado.

Este tutorial também está presente na Super Apostila GML 0.5
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